segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os níveis de classificação

Uma das características mais importantes da matéria viva é a sua organização. Podemos distinguir diferentes níveis de organização, diversos graus de complexidade crescente desde as partículas subatómicas até à biosfera. Os níveis de organização podem ser agrupados em abióticos ou bióticos. Os níveis abióticos são os partilhados pela matéria viva e pela matéria inerte. Os bióticos são exclusivos da matéria viva.



Nível subatómico

É o primeiro nível abiótico. É formado pelas partículas fundamentais que compõem os átomos: protões, neutrões e eletrões.




Nível atómico
 
O segundo nível abiótico é integrado pelos átomos, as unidades mais simples que existem num elemento químico.
 
 
 
 
 
Nível molecular
 
Moléculas, resultado da união de dois ou mais átomos, iguais ou diferentes, através de ligações químicas. A este nível existem moléculas extremamente simples, como o oxigénio ou água, que fazem parte da matéria viva e da inerte, e outras muito mais complexas, como as proteínas e os ácidos nucleicos, exclusivas dos seres vivos.




A definição de ser vivo


É extremamente difícil definir o conceito de ser vivo. Para facilitar esta definição, é necessário observar as características partilhadas por todos os seres vivos.
1. Todos os seres vivos são complexos. no seu interior podemos identificar diferentes tecidos e/ou órgãos e podemos supor que na sua composição existe maior diversidade de substâncias químicas do que numa gota de água ou num grão de areia. Por muito simples que um ser vivo pareça, este é sempre infinitamente mais complexo do que a matéria inerte.
2. Todos os seres vivos têm células. Sejam uma ou muitas, as células aparecem em todos os seres vivos. Apenas os vírus são acelulares e, por isso, diz-se que estão no limiar entre o vivo e o inerte.
3. Todos os seres vivos se alimentam, se relacionam com o seu meio e se produzem. As três funções vitais, que são desenvolvidas por todos os seres vivos, são a nutrição, a regulação e a reprodução. A matéria inerte não realiza estas funções.

Fonte: Enciclopédia do Estudante - 09 Ciências da Vida