terça-feira, 2 de outubro de 2012

As rochas sedimentares

Rochas constituídas com fragmentos diminutos de outras, como minuciosos quebra-cabeças; rochas que aparecem quando a água se evapora ou a partir de restos de seres vivos. São testemunhos em pedra da atividade externa no planeta.

Natureza das rochas sedimentares
Os minerais mais abundantes nas rochas sedimentares são os carbonatos (50%), o quartzo (25%), os feldspatos (10%) e as micas (5%).
As rochas sedimentares têm origem em diversos processos geológicos, o que faz com que a sua natureza seja bastante diversificada. Por este motivo, para estudá-las e classificá-las, é necessário ter em conta, basicamente, dois factores: os seus componentes e a sua textura.

Componentes: As partículas que compõem as rochas sedimentares formaram-se por meio de diferentes mecanismos e, como tal, recebem também nomes diferentes:
As chamadas partículas detríticas formaram-se pela fragmentação e transporte dos materiais derivados da erosão e/ou meteorização.
Estes fragmentos denominam-se clastos.
As partículas ortoquímicas são minerais formados por reações de precipitação química direta no mesmo sítio onde ocorre o depósito do material.
Por último, as partículas orgânicas são restos de seres vivos que se acumulam e transformam.

Texturas: A textura é o aspeto que têm as partículas que compõem uma rocha sedimentar, assim como a maneira como os seus componentes se relacionam.
Esta propriedade depende de diferentes fatores relacionados com os componentes detríticos que provêm da erosão das rochas preexistentes. Por exemplo, o tamanho do grão: em função deste, distinguem-se três tipos de sedimentos detríticos que, do mais pequeno ao maior, são lamas, areias e cascalhos.
O tamanho do grão indica a distância percorrida pelos materiais desde o ponto de origem até à bacia onde se deposita. Grãos muito grandes indicam que a distância foi curta, porque este tipo de clastos deposita-se antes dos pequenos (pesam mais e, como tal, é necessária mais força por parte do agente de transporte).
Outras caraterística importante é a forma dos grãos, dado que fornece também informações dobre o arrasto que o material sofreu durante o transporte.
Desse modo, quanto mais arredondados forem os clastos ou grãos que formam a rocha, mais intensos foram o arrasto e a erosão.


Fonte: Enciclopédia do Estudante - 01 Ciências da Terra e do Universo

Sem comentários:

Enviar um comentário